segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia mundial da arquitectura

Pois é! Hoje é o dia mundial da arquitectura...
Ninguém dá grande importância à data, mas também quem dá importância à arquitectura em si? É por isso que as coisas estão como estão...deprimente!
O meu arquitecto preferido é sem dúvida o Souto Moura, talvez por se envolver cada vez mais em reabilitações.

Está neste momento envolvido num projecto de reabilitação de um convento em Tavira.

"A localização é privilegiada. Voltado para o sapal da ria Formosa, o Convento das Bernardas recebe luz inconfundível deste tesouro natural. A poucos metros, a ponte romana sobre o Rio Gilão reforça a história deste edifício.
O desafio lançado pela Entreposto Gestão Imobiliária foi aceite pelo prestigiado arquitecto Eduardo Souto Moura: transformar um monumento histórico em habitação, à semelhança do que acontece noutros países europeus.
As 78 moradias têm tipologias que vão do T0 ao T3. Os materiais de alta qualidade, o conforto contemporâneo e o design cuidado conjugam-se com os sistemas mais inovadores de telecomunicações. Este é o primeiro empreendimento do Algarve a possuir fibra óptica para o sistema de televisão, comunicações de voz e Internet.
2 piscinas de água salgada e com calha finlandesa, videovigilância, portaria, sala de condomínio e espaço museológico, são comodidades e serviços do mundo moderno que o Convento das Bernardas põe à disposição.
A recuperação do património é a faceta mais visível deste arrojado empreendimento, que em termos estéticos mantém o portal gótico manuelino e a traça original das fachadas.
Debruçado sobre a Ria Formosa e a foz do Rio Gilão, o Convento das Bernardas oferece uma vista única sobre as seculares salinas de Tavira. O lar perfeito para conviver, em pleno, com 5 séculos de História."





A obra devia ter sido concluída em 2010, mas as obras continuam.

2 comentários:

  1. O Souto Moura é sem dúvida fantástico :D

    xoxo*
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  2. É o meu preferido! Adoro todas as obras dele. É de uma sensibilidade brutal :)

    ResponderEliminar