terça-feira, 27 de março de 2012

Lá se vai a minha cozinha: bolo de banana

A paixão por bolo de banana já tem uns anos. Não consigo precisar o momento exacto em que percebi que adorava esta iguaria, mas sei precisar o onde e como. Sempre que havia festas em casa de uns amigos de família, que muitas tradições africanas trouxeram com eles, o bolo de banana fazia parte do menu. Lembro-me de comer e chorar por mais. Por mais ridículo que possa parecer, e eu que não sou nada dada bolos, perdia-me com aquele.
Até que aqui há uns dias, a minha querida Carla do From My Kitchen, with Love, fez questão de me dizer que tinha provado um bolo de banana delicioso e insistiu para que eu experimentasse, sem saber toda a minha história com o dito.
Pois bem, ontem chegou finalmente o dia em que me atirei às formas e fiz o bolo. Super, super simples, fácil e rápido de fazer. Resultado: durou menos de 24horas e não fui a única responsável pelo seu desaparecimento.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:
- 75 g de manteiga
- 200 g açúcar amarelo
- 1 ovo batido
- 4 bananas maduras (tamanho médio)
- 170 g de farinha normal, à qual acresceitei meia colher de chá de fermento
- uma pitada de sal
- essência de baunilha (umas gotinhas apenas)

Preparação:

Bate-se o açúcar com a manteiga (previamente derretida), junta-se o ovo batido, a farinha, a pitada de sal e a essência de baunilha. Por fim, esmaga-se a banana e acrescenta-se a este preparado.
Forra-se uma forma rectangular, tipo bolo inglês, com papel vegetal ou com margarina e farinha, coloca-se a massa e leva-se ao forno, previamente aquecido a 180º durante cerca de 1 hora.

E assim se obtém esta delicia.







A Carla sugere servir o bolo com lemon curd, mas por mim, fica perfeito assim mesmo.

2 comentários: