quinta-feira, 26 de abril de 2012

Afinal, as pessoas mudam?

Dei por mim a meditar sobre este assunto nos últimos dias, já que sou uma pessoa que adora debater temas desta "profundidade".
À medida que ia sendo consumida pelo tema, fui perguntando a todas as pessoas que me rodeiam, qual era a opinião. No fim, a maioria de respostas foi: as pessoas não mudam.
Ao longo da nossa vida, deparamo-nos com mil situações que nos deixam sem saber o que fazer, que opção tomar, com receio de nos virmos a arrepender mais tarde dessa mesma decisão.
Vamos construindo a nossa personalidade e a nossa forma de ser e de reagir, devido às decisões que tomamos, às experiências que vivemos, às pessoas que se cruzam na nossa vida e que permanecem nela momentaneamente, sempre ou para sempre.
E assim vamos formando a nossa essência, aquilo que somos perante os outros, perante a  sociedade em que vivemos, já que ela tem um papel tão importante em nós, e não somos capazes de nos abstrair dos valores que sempre nos incutiram.
Com o passar do tempo, vamo-nos moldando, porque estamos numa relação ou porque as circunstâncias assim nos obrigam. Mas será que mudamos? Será que é possível mudar toda essa essência que demorou anos a ser construída de um dia para o outro? Será que chegamos a um ponto em que nos anulamos só para agradar aos outros?
E se o fazemos, será que vivemos felizes assim?




Sem comentários:

Enviar um comentário