segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alentejando

O tão esperado fim-de-semana chegou. Passamos uma semana a tentar decidir para onde ir ou se ir, já que nestas alturas, tudo o que tem algum potencial turístico, está cheioooo de gente. E eu odeio confusão.
Em cima da hora, acabamos por decidir ir até ao Alentejo, depois de termos pensado em praia, em neve, ... no entanto, a escolha não podia ter sido mais certeira.
Primeira paragem: Vendas Novas para a afamada bifana, até agora desconhecida por mim. Paragem obrigatória no Café da Boavista, na estrada nacional que atravessa a cidade. Carne tenra e saborosa.
Destino: Santa Vitória do Ameixial. Uma simpática aldeia, tipicamente alentejana, nos arredores de Estremoz.
Visita à cidade:

Largo da Pousada Santa Isabel.

Edificios históricos em Estremoz.

Paragem seguinte: Vila Viçosa. Outro local de visita obrigatória, nomeadamente pelo seu Palácio Ducal, onde viveram os duques de Bragança durante vários séculos. 
Uma tranquilidade extrema :)



Vila Viçosa

Jardim da Pousada D. João IV em Vila Viçosa.

Seguir até ao Alandroal. Bonita povoação e com um óptimo restaurante de comida tipicamente alentejana: A Maria. Desde o queijo amanteigado, aos pimentos assados com alho, o ensopado de borrego, o entrecosto frito com migas alentejanas, a tarte de noz e as farófias: "o difícil é escolher", dizia a dona. Já para não falar na decoração tão única. A Maria merece uma visita.


 Alandroal

Restaurante "A Maria", Alandroal.

Próxima paragem: Terena. Ok...nunca tinha ouvido falar e paramos por mero acaso. Valeu a subida ao castelo pela vista.



Terena

No caminho de regresso a casa, paragem na serra da Ossa para visitar o Convento de São Paulo. Este Convento foi erguido pelos monges da ordem de São Paulo Eremita. Actualmente alberga um hotel de charme e pode ser visitado por todos. "Detém um dos mais notáveis núcleos de painéis de azulejos do país, com temas bíblicos e do hagiológio cristão da autoria de artistas anónimos de Lisboa (século XVIII). Mais de 54.000 azulejos, baixos-relevos em terracota e outras preciosidades como a fonte florentina das quatro estações e a Igreja Velha que justificou a sua classificação de interesse público e monumento nacional."
E com uma vista de cortar a respiração.



Convento de São Paulo, Serra  da Ossa.

Fim do dia: lareira e filmes, a chuva lá fora e o cansaço que era mais do que muito, naturalmente.

No dia seguinte: "Vamos ali a Espanha e já voltamos." Badajoz está diferente daquilo que me lembrava. Deu para um passeio cultural, social, consumista e por aí fora. Foi uma tarde bem passada e fica a menos de 1h de Estremoz.


Badajoz

O Alentejo tem muito para oferecer e fica a um saltinho de Lisboa. Pessoas simpáticas, paisagens de cortar a respiração, terras com história, planícies com enormes contrastes, gastronomia fantástica.

Foram muitas as coisas que ficaram por visitar, com promessa de um regresso para breve.

Estremoz

Sem comentários:

Enviar um comentário