terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ser arquitecto

Nem por acaso, recebi um livrinho sobre a importância de se trabalhar com um arquitecto.
Vivemos tempos conturbados, bem sei... Cada vez tenho mais noção dessa realidade, mas o importante é não desistir e pensar que amanhã será melhor.
Hoje penso que, mesmo sendo uma pessoa que muda de ideias com muita frequência, não poderia ter escolhido outro curso.
Com ele sofri, lutei, sonhei, amei, passei noites sem dormir, fiz amigos para a vida, conheci uma cidade maravilhosa, conheci lugares únicos, ...

Diz este livrinho que:

- um arquitecto elabora projectos com criatividade e talento, sempre com especial atenção aos interesses, desejos e aspirações do seu cliente;

- um arquitecto faz o seu cliente poupar dinheiro;

- um arquitecto trabalha para o seu cliente e para a sociedade.

Ser arquitecto é muito mais do que isto. Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre o nosso trabalho e pensam não precisar dele, no entanto, ninguém está melhor preparado para pensar o espaço como nós, para ver o belo e o prático ao mesmo tempo, sem criar obstáculos.
E quantas vezes ouvi a mesma conversa do "tiraste um curso de trabalhos manuais" ou "passas um dia sentada em frente a um computador sem fazer nada".

É  a verdade, somos criativos, imaginativos, gostamos de sonhar e planear a melhor solução. Temos dúvidas, temos medos e receios. Mas no fim, ver o fruto do nosso trabalho, é gratificante.

3 comentários:

  1. infelizmente neste nosso país ( tb é verdade que não conheço os outros ) quanto mais especializadas são as profissões mais a sociedade as tenta descredibilizar! se calhar é também por essas que estamos como estamos!

    ResponderEliminar
  2. Toca a promover a arquitetura em portugal! E assim mesmo :) obviamente sao muito importantes p podermos viver bem em sociedade.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo apoio... às vezes sinto-me desvalorizada lol

    ResponderEliminar