segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Olissipo Lapa Palace ou Palácio dos Condes de Valenças

O Olissipo Lapa Palace, em Lisboa, foi duplamente premiado pelos leitores da revista norte-americana Travel and Leisure.
Na edição de Junho, foi eleito o melhor hotel de cidade da Europa e do Mundo.
O hotel está no topo do “Top 10 City Hotels Overall” e o “Top 5 city Hotels Europe” pela qualidade do seu serviço, sendo o único hotel português a integrar a lista dos “2011 World´s Best Service”.



Logo após o terramoto de 1755, o primeiro Barão de Porto Covo, Jacinto Fernandes Bandeira, construiu a sua casa na Rua de S. Domingos, dando origem ao bairro da Lapa. A palavra Lapa significa Rocha dos Mouros, tendo como origem o original “Lapa da Moura”.
Em 1870, um bem sucedido Visconde, construiu para um dos seus filhos uma linda casa no bairro da Lapa. Muito desapontado por o seu filho não ter apreciado a casa, vendeu-a ao Conde de Valenças que, em 1877, decidiu transforma-la num Palácio.
Em 1877, o Conde de Valenças, cujo nome era Luís Leite Pereira Jardim, mudou-se para Lisboa, tendo sido eleito vereador da Câmara de Lisboa onde ajudou a melhorar escolas e alcançou a realização de todos os projectos propostos. Em 1887, conseguiu a licença para renovar a casa e transforma-la num lindo Palácio. Alguns dos artistas que participaram na decoração do Palácio, foram Rafael Bordalo Pinheiro e o seu irmão Columbano.
Até 1988 continuou como casa de família, altura em que os herdeiros do Conde venderam o Palácio à família Simões de Almeida, que o transformou num hotel, então designado Hotel da Lapa. 


O engraçado e a coincidência, é que este Palácio/Hotel fez parte da minha dissertação de mestrado. Fofinhoooo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário